Notícias

Os benefícios de 10 ervas que fazem muito bem à saúde.

Ervva

Algumas ervas usadas no dia a dia escondem benefícios que vão além de dar mais sabor aos alimentos.

A famosa salsinha, por exemplo, pode aliviar até cólicas menstruais.

Já o orégano é capaz de combater a bactéria responsável por úlceras gástrica e duodenal.

Veja as10 ervas poderosas que podem ser aliadas à sua saúde. O melhor de tudo, que podem também ser cultivadas em casa.

Alecrim

O alecrim, que pode ser usado para fazer chá e também temperar molhos, sopas e carnes, possui ação antisséptica, anti-inflamatória, além de proteger o fígado e controlar a pressão arterial. Ele também pode ajudar no combater da depressão e nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Manjericão

Já o manjericão melhora o fluxo sanguíneo, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. Ele normalmente é utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

Salsinha

A salsinha é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. A salsinha também é rica em antioxidantes e age como anti-inflamatório. Pode ser utilizada no preparo de legumes, assados, sopas, massas, carne e frango.

Tomilho

O tomilho possui ação antioxidante e evita também o envelhecimento precoce. Ele ainda atua como antisséptico e ajuda combater doenças do aparelho respiratório. O tempero é muito utilizado em ensopados, pratos com feijão e carnes.

Hortelã

Além de muito saborosa, a hortelã tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e, ufa, ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Usada muito para preparo de chás e sucos, a hortelã pode dar mais sabor em pratos como feijão, batata, berinjela e cordeiro.

Orégano

Se você acha que o orégano só serve para dar sabor ao molho de tomate, se engana.  Esse tempero tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Ele também auxilia no combate a uma das bactérias responsáveis por úlceras gástrica e duodenal. Além disso, o orégano atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas. Em ensopados e carnes, ele também vai muito bem.

Camomila

Famosa como calmante natural, a camomila possui também ação antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, sedativa e diurética. Ela pode ser utilizada em chás e produtos cosméticos.

Capim-limão

O capim-limão possui ação antibacteriana, antitérmica, antianêmica, antidepressiva, além de estimular as funções digestivas. Normalmente ele é usado para o preparo de chás, mas vai bem com salada de frutas e aves.

Capuchinha

A Capuchinha possui ação antibacteriana, antisséptica, diurética e digestiva e além de reforçar o sistema imunológico. Essa erva pode ser utilizada em saladas, sucos, temperos e chás.

3 DE DEZEMBRO DE 2014

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira

novo-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira

Buscando diminuir a obesidade e, por consequência, o avanço de doenças crônicas relacionadas ao sobrepeso no País, o Ministério da Saúde lançou no dia 05/11,  o Guia Alimentar Para a População Brasileira. Na publicação, o governo federal lista 10 passos para uma alimentação adequada e saudável.

O novo Guia dá destaque especial às circunstâncias que envolvem o ato de comer (quando, como, onde e com quem comer) e considera, ainda, o impacto que as escolhas alimentares têm sobre o ambiente e a cultura.

Além disso, orienta para cozinhar o seu próprio alimento sempre que possível, fazendo do ato de cozinhar um momento familiar. Outra é: e, se precisar comer fora de casa, opte por restaurantes que servem comida, como os restaurantes ‘por quilo’ e evite as redes de fast food.

10-passos-novo-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-versao-para-consulta-publica

 

Alimentos verdes e o bem para o nosso coração

Apesar dos benefícios ao coração serem comuns às frutas de coloração verde, estas cumprem a função a partir dos nutrientes distintos. Enquanto o limão e o kiwi são ricos em vitamina C, que protege a parede de veias e artérias e melhora o fluxo sanguíneo, o abacate tem como principal nutriente o ômega 9, gordura boa que equilibra os níveis de colesterol no sangue.

Mas esses alimentos não fazem bem apenas ao coração: também regulam a pressão arterial, aumentam as defesas do corpo contra infecções e auxiliam no combate a anemia.

Coração Fortalecido

Apesar de calórico, o abacate pode ser um grande protetor do coração se consumido na medida certa. Isso porque a fruta contém um conjunto de nutrientes que trabalham para manter a saúde cardiovascular.

Entre eles estão o ômega 9, uma gordura benéfica que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e total do sangue, aumenta os de colesterol bom (HDL) e ainda é anti-inflamatória; e as vitaminas C e E que, por serem antioxidantes, combatem os radicais livres.

Assim, a ação dessas substâncias contribui para evitar a formação de placas de gorduras nas paredes arteriais e, consequentemente, problemas como pressão alta e infarto, além de prevenir tumores. A vitamina E ainda possui propriedade anti-inflamatória, favorece o metabolismo muscular e protege os glóbulos vermelhos.

Estudo realizado pela Universidade de Shizuoka, no Japão, também mostra que o abacate pode proteger o fígado, reduzindo a ação de toxinas semelhantes às do vírus da hepatite.

Faxina no Organismo

Alimento extremamente versátil, o limão é presença constante na cozinha, seja em sucos, doces, saladas, temperos, entre outras receitas.

É uma das mais importantes fontes de vitamina C, nutriente que protege a pele dos raios solares, ajuda na cicatrização e age contra infecções; ácido cítrico, antioxidante que caracteriza o sabor do limão. A combinação da vitamina C e do ácido cítrico combate os radicais livres e aumenta a resistência do sistema imunológico, ou seja, previne gripes e resfriados.

Também é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que agem como anti-inflamatórios naturais, protegem as células e auxiliam na redução do colesterol ruim.

Os benefícios dessa fruta chegam até a casca, que contém D-limoneno, um óleo essencial que auxilia na prevenção de câncer. É um poderoso solvente de toxinas e gorduras, dissolvendo cálculos renais e ajudando a desentupir veias e artérias. Por isso, uma dica é utilizar rapas de limão em pratos culinários ou fazer sucos com a fruta inteira, a chamada limonada suíça.

Fibra Poderosa

kiwi é a fruta que fornece mais nutrientes por caloria. Também, não é à toa. Com apenas 40 calorias, contém altas doses de polifenóis, vitaminas C e E.

De acordo com pesquisa feita pela Universidade de Oslo, na Noruega, graças a esses nutrientes antioxidantes, a ingestão diárias de 2 (dois) kiwis pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

A vitamina C ainda aumenta a produção das células de defesa, conserva os vasos sanguíneos e tecidos e melhora a absorção de ferro, ajudando no combate à anemia.

Além disso, o kiwi é rico em pectina, uma fibra solúvel que, quando digerida, forma uma espécie de gel que, além de promover a sensação de saciedade por mais tempo, auxilia na eliminação de colesterol e toxinas do organismo. Tem também a função de regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos – papel importante na dieta de pessoas com diabetes.

Recomendamos um consumo ideal de: abacate – ½ unidade pequena em dias alternados; kiwi – de 1 a 2 unidades por dia; limão – 2 unidades por dia, distribuído em sucos, saladas, temperos, etc.

Fonte:  A Nutricionista.Com – Audrey Chaves dos Santos – CRN3 13405

BlogCP031

 

Banana, uma fruta milagrosa.

A banana contém três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão, TPM e Stress: A banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz. De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, pessoas depressivas que passaram a consumir banana apresentaram melhoras no seu quadro. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, além do potássio que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro, que podem afetar seu humor e os níveis de stress.
Anemia e pressão arterial: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. É rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao público que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.
Cérebro, constipação e ressaca: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo
bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas. O elevado teor de fibra ajuda a normalizar as funções intestinais, sem recorrer à laxantes. Além do mais, a vitamina de banana, adoçado com mel combate a ressaca.
Azia e enjoo matinal:
elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar. Ela ajuda também a manter os níveis de açúcar no sangue, evitando náuseas.
Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos e úlceras : bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso. A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Fumar, Uso do Tabaco e enfarto: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas – A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.De acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.
Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas pode pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo.
Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: “Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!”

PS: Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de DENTRO da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato… Passe após, um pano seco.

Fruto incrível!

bananas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s